ASMR - Autonomus Sensory Meridian Response

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

ASMR - Autonomus Sensory Meridian Response

Mensagem por xSamus em Ter Nov 01, 2016 2:26 pm

Basicamente, a sigla ASMR (Resposta Sensorial Meridiana Autônoma) se refere a sensações agradáveis que se manifestam em resposta a estímulos visuais, auditivos e cognitivos. Você pode sentí-las “ao vivo”, conversando com uma pessoa em uma viagem de avião ou vendo alguém manipulando um objeto, por exemplo. Mas, nessas circunstâncias, normalmente o fenômeno se manifesta de forma não intencional: uma das partes acabou agindo sem perceber de um modo que ativa o estado de relaxamento na outra pessoa.

O que os numerosos vídeos ASMR fazem é justamente explorar técnicas que causam sensações prazerosas. Para começar, você vai notar que a maioria dos vídeos focaliza o rosto do articulador. Em alguns casos, apenas a boca aparece (como no vídeo abaixo, em espanhol). A ideia aqui é causar impressão de proximidade física, como se a pessoa estivesse totalmente dedicada a você.



Mas a parte mais importante está na voz: via de regra, o articulador fala de modo pausado e em sussurros. Novamente, esses aspectos parecem transmitir sensação de proximidade, com o adendo de a voz pausada e sussurrada acalmar — essas características são o oposto da maneira como nos expressamos em situações de estresse.

Os estímulos auditivos não se limitam à voz. É comum que a pessoa que aparece no vídeo realize ações que geram ruídos suaves, mas marcantes: abrir uma embalagem, colocar água em um copo, passar as unhas sobre um tecido, folhear um livro, cortar papel com uma tesoura, reparar um objeto com chave de fenda e por aí vai.



É conveniente que esses estímulos auditivos sejam complementados com conteúdo visual correspondente. Assim, se a pessoa estiver abrindo uma caixa, por exemplo, é importante que, além de reproduzir o ruído, o vídeo mostre a ação sendo realizada. Porém, os gestos precisam ter alguma suavidade — é uma forma de demonstrar cuidado.

Para dar contexto, é muito comum vídeos ASMR terem encenações (role play). Em muitos deles, o espectador faz o papel de um paciente que vai ser avaliado por uma psicóloga, esteticista ou médico. Esta, por sua vez, fingirá que está conversando com você (quase sempre em sussurros) e poderá até mesmo fazer gestos em direção à câmera que sugerem contato físico afetivo.



Uma variedade de vídeo ASMR que explora bem essas características é a que simula exames de nervos cranianos (Cranial Nerve Exams). Esses exames existem mesmo, servindo para localizar danos neurológicos, mas nos vídeos ASMR o assunto serve apenas como pretexto: a ideia é tratar a câmera como se ela fosse a cabeça ou o rosto de quem assiste.

Comentário
Quem conversa com frequência comigo percebe logo de cara que eu sou muito ansioso. Um belo dia desses procurando músicas calmas pra dormir no youtube (algo que eu já fazia há muito tempo) descobri esse tal ASMR. Resolvi testar e estranhei muito logo no primeiro vídeo, mas depois fui sentindo os efeitos desses vídeos dos deuses e nunca mais conseguir parar de usar para dormir, ou até mesmo pra relaxar quando estou ansioso por causa de alguma prova ou uma viagem ~ Lembrando que os efeitos do ASMR não são iguais para todas as pessoas.
Espero que tenham gostado da reportagem, irei deixar abaixo uma listinha com alguns dos meus ASMR Artists favoritos, vale a pena dar uma olhadinha! E não esqueçam de colocar fones de ouvido para melhores efeitos <3

Obviously ASMR - EN
Maple ASMR - EN
Heather Feather - EN
ASMR Massage Psychetruth - EN
Sweet Carol - PTBR
Monique Antoneto - PTBR






BlogBentewee •  TumblrFacebook

avatar
xSamus
Moderadoras
Moderadoras

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 06/08/2015
Idade : 21

Ver perfil do usuário http://sekai-ichi-yume.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ASMR - Autonomus Sensory Meridian Response

Mensagem por Monica em Qua Dez 14, 2016 8:52 pm

Eu descobri ASMR através de uma blogueira que gosto muito, que inclusive resolveu abrir seu próprio canal de ASMR também: SoftSpokenFox. A partir dela, comecei também a seguir a Sweet Carol e a Monique Antoneto. Tem a Hatomugi, que comecei a seguir pra treinar o japonês (apesar de alguns vídeos dela serem "no talking") e os dela são realmente muito bons (e compridos, pra quem gosta de fazer duas coisas ao mesmo tempo e deixar os vídeos dela rodando).

Sinto "arrepios" no couro cabeludo sempre e a sensação de "pincel no rosto" (principalmente nesses roleplay de maquiagem), além de relaxamento. Mas sono mesmo, nunca senti!




« bentewee blog instagram tumblr »
avatar
Monica
Poupées
Poupées

Mensagens : 630
Data de inscrição : 26/03/2015
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ver perfil do usuário http://d-strawberrypie.blogspot.com.br/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ASMR - Autonomus Sensory Meridian Response

Mensagem por Hikari em Ter Jun 13, 2017 1:27 am

Eu sou COMPLETAMENTE viciada em ASMR de culinária... o som baixinho dos ingredientes sendo postos em tigelas, misturados, o fogo sendo ligado.. acho terrivelmente relaxante, a ponto de passar horas assistindo a videos sem nem me dar conta do tempo (o que as vezes se torna um problema xD)
Mas levei um bom tempo até descobrir do que se tratava.. achava que era apenas videos normais onde a pessoa tnha optado por não por trilha sonora ou falar



~ Avatar e Assinatura by me ~
Tumblr Bentewee
avatar
Hikari
Poupées
Poupées

Mensagens : 1511
Data de inscrição : 22/03/2015
Idade : 22
Localização : SP

Ver perfil do usuário http://mysweetandlittleparadise.tumblr.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ASMR - Autonomus Sensory Meridian Response

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum